Alexandre de Orio, guitarrista da banda Claustrofobia, Quarteto de guitarras e autor do livro “Metal Brasileiro: Ritmos Brasileiros Aplicados na Guitarra Metal”, acaba de lançar um novo e audacioso projeto chamado “Projeto Alexandre de Orio & Bateria S/A”.
A proposta deste trabalho é tocar grandes clássicos do Rock e do Metal numa instrumentação peculiar, somente guitarra e percussão. Pretendem também compor músicas autorais nesta formação, aliando o peso da percussão com a agressividade dos riffs de guitarra. A idéia é utilizar a percussão de duas formas, tanto simulando uma bateria mesmo, quanto adicionar ao arranjo algum outro ritmo como samba, baião, maracatu etc – desde que isso se adeque a música.
A primeira música escolhida para filmar e lançar este trabalho foi nada mais nada menos que um dos maiores clássicos do metal, “Cowboys from Hell” do Pantera. Alexandre comenta que é uma das melhores bandas pra fazer esse link, pois há muito groove nos riffs de guitarra e que a soma do peso da guitarra com o da percussão dá um grande impacto. No final do vídeo o músico ainda faz uma linda homenagem a Dimebag Darrell.
Este projeto é praticamente uma extensão do seu livro “Metal Brasileiro” lançado no primeiro semestre de 2012 e que agora apresenta um novo olhar de aplicação do material.
Orio se juntou ao grupo de percussão “Bateria S/A”, que é a bateria universitária da FEA-USP e que participa de torneios de bateria na qual é bicampeã. Importantes músicos e jornalistas comentaram esse novo projeto. Confira no site www.metalbrasileiro.com/bateriasa
Para finalizar só poderia usar a frase de Andreas Kisser escrita no prefácio do livro “Metal Brasileiro”: “Crie música sem preconceito”
Nenhum comentário:
Postar um comentário